Regras do Servidor

Este espaço é dedicado às diretrizes que garantem um jogo justo, respeitoso e envolvente para toda a nossa comunidade. As regras aqui apresentadas são fundamentais para as tuas ações e interações no servidor, criando uma experiência coletiva rica e imersiva. É crucial lê-las com atenção e seguir cada ponto para contribuir de forma positiva para o nosso mundo virtual. Compromete-te a respeitar estas normas para aproveitar ao máximo a tua aventura e a dos demais jogadores.

Antes de Avançares...

A consulta destas normas, em articulação com o manual do servidor, é obrigatória. Ao jogares no servidor, estás a concordar com todos os termos aqui estabelecidos.

Reservamo-nos o direito de suspender o acesso ao servidor de forma permanente ou temporária por infrações a estas normas ou outros comportamentos que comprometam o bem-estar de outros jogadores ou o funcionamento regular da comunidade. Os termos e condições podem ser alterados sem notificação prévia.

Glossário de RolePlay

  • Roleplay - Interpretação de uma personagem, seja ela real ou fictícia. Estas personagens usam os recursos ao seu dispor para criar um roleplay sério e o mais realista possível.
  • Metagaming - Não podes usar informações obtidas fora do contexto do jogo (OOC) no contexto do jogo (IC). Exemplo: Se um amigo te disser pelo Discord que está a ser assaltado e fores ajudá-lo, estás a fazer metagaming.
  • Powergaming - Não executes ações impossíveis na vida real no teu roleplay. Exemplo: Embora o GTA permita, não subas uma montanha com um Smart.
  • Fear RP - Tens de demonstrar medo de acordo com o roleplay. É crucial mostrar respeito e valor pela vida. Exemplo: Se tiveres uma arma apontada à cabeça, não tentes ripostar a não ser em circunstâncias específicas.
  • Pain RP - Deves representar dor e sofrimento de acordo com o roleplay para torná-lo mais realista. Exemplo: Se levares um tiro na perna, deves queixar-te da dor.
  • Fail RP - Falhar no Roleplay significa não agir de acordo com o teu personagem ou com as regras do servidor. Isso quebra a imersão e é geralmente proibido.
  • NLR (New Life Rule) - Regra da Nova Vida e do Esquecimento. Se morreres num roleplay, és obrigado a esquecer o que aconteceu nesse cenário e não podes voltar à área onde morreste até o roleplay terminar.
  • Revenge Kill - É proibido matar por vingança. Se fores atrás da pessoa que te matou para te vingares, estás a violar esta regra, já que deves esquecer o que aconteceu no roleplay em que morreste.
  • RDM (Random Death Match) - É proibido matar civis sem motivo ou sem que um roleplay tenha sido estabelecido. Este tipo de comportamento é geralmente exibido por novos jogadores que perturbam a experiência dos outros. Podes matar sem abordagem prévia apenas em "zonas vermelhas". Se fizeres isto com um veículo, chama-se VDM (Vehicle Death Match).
  • Stream Sniping - É proibido usar informações obtidas ao ver a transmissão em direto de outro jogador para ganhar vantagem no jogo.
  • Bunny-Hop's - Fazer "bunny-hops", ou seja, saltar repetidamente para ganhar vantagem em perseguições ou para te deslocares, é proibido no servidor.
  • Spotting - Estar num local específico para recolher informações sobre o que está a acontecer. Exemplo: Estar fora de um local onde se vendem drogas para passar informações aos colegas que estão dentro.
  • Camping - Ficar num local à espera que algo aconteça é considerado camping. Exemplo: Esconder-te num arbusto perto de um multibanco à espera que alguém levante dinheiro para o assaltares.
  • Combat Logging - Sair do jogo para evitar uma situação de roleplay, como ser detido ou morto, é proibido.
  • Hot-Mic - Deixar o teu microfone ligado sem querer, transmitindo sons que não fazem parte do roleplay, é considerado "Hot-Mic".

Conceitos Básicos de RolePlay

  • É proibida a utilização de "hacks", "exploits", aproveitamento de falhas (bugs) ou outras ferramentas que proporcionem uma vantagem injusta face aos outros jogadores.
  • É proibido praticar "metagaming", ou seja, usar meios de comunicação e visuais externos ao jogo para obter vantagens.
  • É proibido realizar "powergaming", isto é, levar a cabo ações que seriam impossíveis na vida real. Contudo, deve aplicar-se o bom senso; algumas ações aparentemente arriscadas podem ser executadas desde que dentro dos limites do razoável.
  • É proibido fazer roleplay vingativo. Se fores parar ao hospital em estado de coma, deverás esquecer a sequência de eventos que levou a tal situação.
  • É proibido desconectares-te durante qualquer tipo de roleplay, em caso de timeout é favor avisar pelo discord.
  • É proibido insultar, abusar ou faltar ao respeito (OOC) a qualquer pessoa no chat dentro do jogo ou no Discord; insultos em IC devem ser minimamente moderados e dentro dos limites do razoável.
  • É proibido matar pessoas sem haver um motivo que justifique tais atos (`VDM` ou `RDM`).
  • É proibido assaltar um indivíduo caso saibas claramente que o mesmo acabou de entrar ou irá sair do servidor.
  • É vedado usar uma personagem padrão (conhecida como Ruca), vestuário "axadrezado" ou "incompleto", e/ou nomes impróprios.
  • É interdito divulgar ou promover serviços, produtos ou qualquer tipo de link externo não relacionado com o servidor através do chat no jogo ou no Discord.
  • É proibido permanecer "AFK"; tudo o que acontecer durante esse período será da responsabilidade do jogador.

Proibições

  • É proibido matar, roubar ou praticar qualquer atividade ilícita em Safezones, inclusive o uso de máscara ou negócios ilegais.
  • É proibido assaltar os serviços (como Pescador, Motorista, Taxista etc.) caso os mesmos estejam em uniforme e claramente em serviço.
  • É proibido acampar numa área do servidor à espera de alguém para assaltar/raptar.
  • É proibido usar as páginas amarelas para comunicação de atividade ilegal.
  • É proibido o RP de Estupro, Canibalismo, Pedofilia, Necrofilia, Mutilação, Racismo, Assédio Sexual ou outro tipo de ações que sejam claramente desconfortáveis para terceiros exceto se houver consentimento prévio de todas as partes envolvidas.
  • É proibido fugir a meio de negócios legais de forma a burlar (como por exemplo venda de carros e casas), sendo permitido burlar em negócios que envolvam uma componente ilegais (como por exemplo armas e drogas). Porém, cabe ao comprador verificar se o artigo está de acordo com a descrição do vendedor, como as repros e etc.
  • É proibido a utilização de ferramentas externas que tenham uma influência excessiva ou violem o descrito no artigo 1, sendo permitido se o uso ser minimamente razoável e não excessivo (como Voice Changers, Mods Gráficos e de Som).
  • É proibido ficar “AFK”, sendo que tudo o que acontecer durante esse período será da responsabilidade do player.
  • É proibido omitir, mentir, perturbar ou atrapalhar o desempenho das funções dos elementos da staff.
  • É proibido matar após ter sido realizado um cenário simples como um furto. Para matar um player é necessário haver um motivo válido que justifique tal, somente para ocultar a identificação ou por ter armas no inventário (por exemplo) não constitui um motivo válido.

Obrigações

  • É obrigatório usar um microfone que seja claro e percetível.
  • É obrigatório usar o /me (usar apenas quando necessário) para ações impossibilitadas pelo jogo em si.
  • É obrigatório promover e cooperar no RP ao máximo, mesmo em cenários não totalmente simulados.
  • É obrigatório a prática de `FEAR RP` ou seja simular o medo (exemplo: não correr com uma arma apontada à cabeça).
  • É obrigatório a prática de `PAIN RP` ou seja simular a dor ou sofrimento (exemplo: se tiveres um acidente automóvel, não deves continuar a conduzir como nada fosse).
  • É obrigatório simular o RP ao máximo, isto é, não existe FORA de RP (exemplo: em caso de um “missclick” deres um soco, inventas uma desculpa).
  • É obrigatório usar o senso comum nas situações que são omitidas nas regras. Todas as ações devem ter um motivo razoável e contexto por trás para a sua realização.
  • Ao entrares num trabalho whitelisted deves permanecer no mesmo 1 semana. Após saíres de um trabalho whitelisted só podes ingressar noutro após 6 dias. No momento em que termina o Whitelist Block, esqueces toda a informação que adquiriste ao longo do teu antigo emprego em casos de organizações ilegais.
  • É obrigatório a devida farda e veículos, inclusive os reboque e atrelados fornecidos, para a realização dos trabalhos/empregos.
  • É obrigatório regime de exclusividade neste servidor caso tenhas um cargo whitelisted.
  • É obrigatório que os elementos base da personagem (nome, vestimentas, maneiras de agir, etc.) sejam de acordo e façam sentido com o RP da personagem em questão.

Personagens

Nos casos de Personagens de alto escalão do EMS, DPA e alguns Empresários e para manter a integridade nos cenários de RP, os jogadores com acesso privilegiado devem manter a história e comportamento das personagens separados se decidirem criar um personagem criminoso. Requisitos:

  • Não podes partilhar inventários, dinheiro, veículos, casas ou esconderijos entre personagens.
  • Não podes ocupar um cargo de chefia ou de decisão dentro de uma organização ou gangue criminosa.
  • Não podes fazer referência ao teu papel como personagem com acesso privilegiado (saindo do personagem) em momento algum, mesmo que testemunhes as regras do departamento/empresa a serem violadas.
  • Não podes partilhar informações ou conhecimentos entre personagens.

Deves manter uma existência totalmente separada entre os dois personagens.

Abaixo está uma lista de empregos e as suas classificações correspondentes necessárias para seguir as regras acima:

  • EMS: Médico e superior
  • DPA: Cabo e superior
  • AmmuNation: Gerente e superior

Empregos WhiteList

Os seguintes empregos WhiteList são obrigados a completar um tempo mínimo de jogo semanal de:

  • EMS: 8 horas
  • DPA: 8 horas
  • Negócios Legais aprovados pelo Governo: 4 horas

As seguintes funções nos Quadros devem completar um tempo mínimo de jogo semanal de:

  • Chefe do EMS: 10 horas
  • Chefe da DPA: 10 horas
  • Proprietários de empresas aprovados e com acesso privilegiado: 4 horas

De notar que é expectável que os chefes e proprietários de empresas controlem essas horas conforme acharem adequado. Estes não são valores estritamente rígidos que devem ser cumpridos todas as semanas, sem exceção, desde que comuniques a impossibilidade de cumprir com a tua obrigação.

Regra de horas equivalentes

Para manter o EMS e a DPA ativos, todos os membros do DPA (exceto os recrutas) devem jogar um tempo equivalente ao gasto no seu personagem civil ou de gangue nas suas personagens do EMS ou DPA.

Exemplo: Se o teu personagem é membro de uma gangue, e tens um personagem que é polícia, e passas 4 horas em guerra de gangues, deves jogar 4 horas equivalentes com o teu personagem que é polícia (em serviço ou fora dele).

Isto significa que podes estar fora de serviço com o teu personagem da DPA, mas deves mantê-lo, ainda podes realizar trabalhos ou atividades que não sejam da DPA com essa personagem, mas deve permanecer na cidade e atuar como um polícia fora de serviço se não estiver em serviço.

Observe que este requisito é exigido apenas por aqueles que atuam em personagens civis ou alternativos. Alguém que joga 8 horas como EMS não é obrigado a jogar 8 horas como civil.

As horas serão geralmente monitoradas pela administração do EMS e da DPA, e aqueles que não cumprirem com os requisitos de horas equivalentes receberão um aviso ou serão solicitados a deixar o seu cargo.

As horas não precisam ser consecutivas ou todas num bloco, mas o tempo de jogo entre as personagens deve ser equilibrado.

Serviços

  • É proibido fazer spam de chamadas ou mensagens para qualquer tipo de serviço.
  • É proibido chamar um serviço para o assaltar, dar “bait” ou apenas para fazer perder o seu tempo.
  • É proibido roubar veículos de organizações públicas (DPA, INEM, Tribunal, etc.) e de empregos (pescador, camionista, motorista, etc.). Porém em certos cenários elaborados como assaltos complexos, veículos públicos podem ser roubados caso seja razoável de acordo com o cenário em questão, sendo que as viaturas devem ser desabilitadas (furar os pneus, mandar para dentro de um lago, etc.) assim que terminar o Roleplay.
  • É proibido forçar qualquer funcionário a realizar qualquer serviço sem o respetivo pagamento.
  • É proibido abandonar veículos de serviços ou ceder os mesmos a terceiros.
  • É proibido utilizar farda, veículos ou equipamento de serviço para fins não destinados à realização do mesmo.
  • Serviços públicos whitelisted como os Mecânicos, Forças de Segurança ou Socorro, Jornal ou Ministério Público não podem realizar atividades criminosas.
  • É proibido usar trajes ou veículos de forma a se fazer passar por serviços, ou que possam causar confusão nesse aspeto (como por exemplo utilizar coletes à prova de bala na cor preta, que sem confundem facilmente ao longe com os da polícia).
  • É proibido raptar Agentes das Forças de Segurança, Força de Socorro e membros do Estado/Ministério Público, exceto em cenários elaborados.

Assaltos

  • Só pode ocorrer 1 assalto em simultâneo. Após o término de um assalto só pode ser iniciado outro assalto após 2h do início do anterior. O temporizador pode ser consultado pelo menu F10.
  • O número máximo de reféns é igual ao número de assaltantes dentro do estabelecimento.
  • É proibido fazer fake reféns (pessoas com ligação aos assaltantes) ou reféns externos à situação em questão.
  • É obrigatório informar na negociação caso existam elementos no exterior.
  • É obrigatório negociar com as forças policiais, sendo exceção à mesma caso a polícia não apareça até ao fim do assalto.
  • É proibido matar forças policiais sem ser iniciadas as negociações ou sem qualquer motivo.
  • É proibido cancelar assaltos sem ser apresentado um motivo razoável para tal.
  • Para assaltar ou sequestrar um civil são necessários 3 polícias de serviço.
  • Para assaltar uma loja ou ATM é necessário 6 polícias de serviço.
  • Para assaltar um banco ou joalharia são necessárias 8 polícias de serviço.
  • O resgate máximo que pode ser pedido por um refém é 100k. O resgate pedido pela totalidade dos reféns não pode exceder os 500k.
  • As negociações devem ser realizadas em espírito de boa fé devido às limitações inerentes do FiveM.
  • Nos assaltos, não podes inventar cenários que não consegues simular, como blindar vidros ou colocar explosivos “imaginários” (caso realmente os possuas, como é obvio podes utilizar).
  • É proibido forçar alguém a levantar dinheiro da conta bancária, retirar itens de armários ou bagageiras e/ou roubar bens fundamentais, isto é, comida e bebida.
  • Na presença do centro de operações móvel, as comunicações entre interior-exterior ficam bloqueadas.
  • É proibido usar a mota de cross como veículo de fuga em assaltos a bancos e joalharia.

Polícia

  • É obrigatório respeitar a polícia e as suas ordens, pois estão aqui para te ajudar e defender.
  • É proibido provocar intencionalmente a polícia para forçar Roleplay, sem que haja um motivo válido.
  • A função principal da polícia deve ser proteger os cidadãos e por isso deve moderar ao máximo o uso de força letal.
  • Agentes de forças de segurança não devem utilizar equipamentos, veículos e fardamento fora de serviço.
  • A Polícia deve dar mais prioridade à segurança dos civis do que à captura de criminosos.
  • Tanto os civis como as organizações devem respeitar a polícia.
  • As polícias têm o direito de intervir em safe-zones, podendo conduzir o roleplay nas mesmas.
  • A polícia só pode revistar no final do roleplay.
  • A polícia deve seguir todos os regulamentos e manuais específicos à sua operação, disponíveis nas abas próprias.
  • A polícia só deve intervir diretamente com as operações organizações criminosas com autorização de superiores em operações premeditadas.

Mortes e Revives

  • Os socorristas só devem intervir quando o RP tiver sido terminado. Durante RP criminoso, os socorristas devem simular FearRP.
  • Os socorristas apenas podem intervir em ferimentos não fatais, sendo da sua competência determinar aqueles que o assim são.
  • Deves cumprir sempre todas as instruções do Socorristas.
  • Revives dados por staffs só, e somente só, serão dados por situações que não sejam minimamente e razoavelmente inimputáveis à pessoa em questão, como bugs. Admins não são INEM’s – Tenham cuidado com as vossas vidas.
  • É proibido o transporte para o hospital em mortes causadas por armas de fogo. Caso a morte tenha sido causada por sangramento contínuo após ferimento por arma de fogo, será permitido o transporte caso o último tiro ter sido há pelo menos 30 segundos antes do momento da perda de consciência.
  • A partir do momento que vais para o hospital inconsciente, estás fora do RP em questão e não deves retomar ao mesmo.

Criminalidade

  • É obrigatório respeitar e ter medo das organizações criminosas.
  • É proibido outsiders nas organizações ilegais.
  • É proibido parcerias entre organizações ilegais (exceto em cenários de RP bastante complexos e premeditados).
  • Todos os membros de organizações ilegais devem tentar manter o seu anonimato ao máximo.
  • É considerado crime andar com máscara colocada, pois é obstrução à identificação. A polícia tem o direito de te deter e revistar nesse caso.
  • Não podes obrigar ninguém a dar-te uma arma, quanto muito podes a destruir pelo menu revistar.
  • As organizações ilegais não podem recrutar civis para vos ajudar a fazer o trabalho sujo, exceto em cenários elaborados.
  • As organizações não devem ter mais de 20 membros recrutados e no mínimo 2 elementos.
  • É proibido interferir nos assaltos de outras organizações (exceto em cenários elaborados).
  • Caso se dê a prática de um crime sem máscara, essa pessoa pode ser reconhecida no futuro pelas testemunhas no local e intervenientes.
  • Caso se dê a prática do crime usando a roupa oficial de uma organização, esse crime pode ser associado à mesma.
  • Cada organização deve utilizar as suas vestimentas específicas, que sejam claramente distintas das restantes organizações.
  • É necessário fazer um cenário elaborado para abordar uma pessoa numa estrada na área da cidade durante o período diurno.
  • Não se deve usar roupa ou a voz da pessoa de forma a reconhecer e identificar especificamente alguém que praticou um crime, exceto nas situações acimas descritas.
  • Caso estejas a ser abordados deves parar tudo o que estavas a fazer e não tentar realizar atos contra o fairplay como guardar itens da bagageira.
  • De forma a cortar comunicações, deve ser retirado o rádio e telemóvel da pessoa. Caso a pessoa não tenha nenhum dos anteriores, não poderá comunicar com mais ninguém.
  • É proibido bloquear ou obstruir o acesso às portas de spots de droga com veículos.

Regras de Discord

  • Respeitar os demais membros da comunidade.
  • Não colocar nenhum link fora dos locais apropriados.
  • Evitar dar tags/mencionar pessoas desnecessariamente, nomeadamente staffs.
  • É proibido spammar salas de discord, incluindo com imagens, mensagens, menções ou interferir com conversar de voz de outros.
  • É proibido distribuir anexos que contêm vírus, malware ou que seja de alguma forma considerado ilegal com base na legislação internacional vigente.
  • É proibido efetuar divulgação ou publicidade não solicitada de convites e links de outras comunidades.
  • É proibido publicar qualquer conteúdo inapropriado, incluindo, mas não limitado a conteúdo explícito, inapropriado ou pornográfico e à distribuição de links, imagens, vídeos ou sons desta natureza.

Regulamento de Organizações Não Oficiais

  • Devem agir de forma não totalmente profissional ou de extrema organização, pois devem encarar um papel de organização mais amadora ou de menor influência/estatuto.
  • Não devem usar vestuário que seja semelhante à de outras organizações oficiais, nem devem andar na totalidade ou parcialidade vestidos da mesma forma, isto é devem haver diferenças claras entre os membros. Será prudente abrir ticket de forma a validar as roupas que usam. Somente uma decisão por ticket é vinculativo da sua validade.
  • Devem respeitar com especial atenção as organizações oficiais, não se devem considerar em pé de igualdade com as mesmas, pois devem agir como se ainda fossem minimamente amadores.
  • Não se podem agrupar ou agir em número superior a 8 pessoas.
  • Não podem solicitar apoio a outras organizações, ou ter qualquer tipo de pacto.
  • Não se podem aliar com outras organizações, devendo agir de forma independente. Relações e acordos de mútuo benefício podem ser realizados, desde que com bastante moderação e com devido RP elaborado.
  • Para além dos membros que da organização não oficial fazem parte, não podem ter trabalhadores ou elementos externos.
  • As organizações não oficiais podem realizar spotting para se defenderem mutuamente, porém não camping. Isto é, podem defender somente os seus colegas de organização.
  • As organizações não oficiais não podem obrigar a fornecer identificações ou outro tipo de informações.
  • Na presença de organizações oficiais nos spots, estes têm de se retirar ou permanecer com o consentimento da oficial
  • Organizações não oficiais não podem utilizar veículos da mesma cor.
  • As organizações não oficiais podem utilizar o drone com total liberdade para fornecer informações, da mesma forma que as oficiais.
  • O respeito ao uso da rosa não é obrigatório nem vinculativo entre não-oficiais.
  • O limite de elementos a fazer spotting são 2 pessoas para organizações não-oficiais.

Assaltos na Cidade

É necessário fazer um cenário elaborado para assaltar uma pessoa numa estrada na área da cidade (no mapa da cidade, a zona com fundo cinza claro) durante o período diurno. Assaltar pessoas que estejam nos becos continua a ser permitido durante o período diurno. É designado período diurno, a altura que a iluminação das vias pública está desligada (candeeiros). A mesma liga-se às 19h00 (hora ingame) e desliga-se às 06h00 (hora ingame). Redzones estão obviamente excluídas.

Fair Play

Lembramos que, dadas as restrições do GTA V e do FiveM, é crucial jogar de forma justa e com bom senso. Esta é a regra de ouro do nosso servidor. Mesmo que tivéssemos um manual de regras do tamanho de um livro, haverá sempre casos não especificados onde o bom senso deve prevalecer.

Por exemplo, usar a visão em terceira pessoa para atirar por detrás de paredes ou arbustos não é justo porque o outro jogador não tem como reagir adequadamente. Podes usar essa perspectiva para observar, mas ao atirar, a tua cabeça (e o tronco, se possível) deve estar visível.

Portanto, é estritamente proibido criar situações que claramente não permitam um jogo justo. Por exemplo, dizer "/me não tenho a carteira" só é aceitável se o outro lado tiver meios justos para responder à situação. Se a polícia te parar e tu disseres que não tens a carteira, eles podem te levar à esquadra e te identificar por outros métodos, o que seria uma resposta justa ao cenário.

SafeZones & RedZones

  • É estritamente proibido usar armas nas zonas safes. O não cumprimento está sujeito a punição.
  • É estritamente proibido cometer QUALQUER tipo de crime em zonas-safe, especialmente matar, roubar pessoas, veículos.
  • É estritamente proibido fugir para uma SafeZone de forma a evitar RP (exceto esquadras da polícia). Nessa situação o RP deve continuar, independentemente do local.
  • Qualquer evento é ainda considerado uma SafeZone, exceto se a staff informar o contrário.
  • As SafeZones de garagens só abrangem a área estrita do blips (isto é a zona onde aparece a notificação de lado para aceder à garagem). Estas não abrangem o espaço envolvente (exceto se claramente vedado por um muro que contenha os 4 lados da mesma sem qualquer margem de dúvida.
  • Toda a ilha Cayo Perico é considerada RedZone, excepto nas zonas de Lojas/Garagem de Veículos & Zona de Eventos
  • Em RedZones é permitido PVP, independentemente do número de polícias de serviço, isto é, podes matar e assaltar outros jogadores, porém deve ser na mesma realizada uma abordagem mínima, não é só chegar a matar.
  • Deves evitar entrar em RedZones, devido ao seu caráter perigoso.

Conquistas de Territórios

  • O negociador não pode ser morto, capturado, rendido, revistado ou sequer identificado, porém deve referir, sem mentir ou omitir, quem representa.
  • Caso seja atingido um acordo, este tem de ser cumprido na integra.
  • Caso não se atinga um acordo, deve se aguardar 5 minutos e não mais de 20 minutos após o fim das negociações para ser iniciado o PVP, sendo que após os 5 minutos todos os requisitos de abordagem se encontram cumpridos por default.
  • Durante o período das negociações, PVP ou qualquer tipo de atividade hostil não é permitido e a organização com intuíto de conquistar deve permanecer no exterior do território.
  • Durante a conquista do território é proibido o uso de animações de deitar ou semelhantes.
  • Deve-se permanecer 10 minutos seguidos (sem qualquer tentativa de conquista ou PVP) no território ou spot, após vitória na conquista em que tenha existido negociação.
  • Todos estes termos aplicam-se ainda nos processos de proteção e defesa de spots de droga.
  • Caso não haja tiros disparados ou atividade durante 20 minutos, considera-se que houve desistência da conquista.
  • É proibido obstruir portas ou acessos com viaturas durante um processo de conquista.
  • É proibido o uso de drones durante o processo de negociação e durante qualquer fight em qualquer território, exceto Cayo Perico.

Regras de Conquista

  • Cada organização só pode conquistar um território em simultâneo sendo que cada organização só pode efetuar uma tentativa de conquista, isto é, um envio de negociador, 3 vezes por RR.
  • Durante o processo de conquista de influência, é obrigatório estar de pé e fora de arbustos ou semelhantes, isto é, é proibido o uso de todo o tipo animações, incluindo agachar ou deitar no chão, durante o processo de subida de influência.
  • Durante a presença nos territórios, todos os membros de cada organizações devem usar roupas iguais, ou no máximo com alterações mínimas que não sejam de alguma forma confundíveis com outras organizações.
  • A organização dominante, pode disparar tiros para o ar de aviso se assim achar necessário para fazer saber a sua presença.
  • De forma a sinalizar a presença no território, deve ser deixado visível veículos da organização. Caso por acidente, uma organização não repare na presença de outra no território, devem ser disparados tiros de aviso para o ar de forma a sinalizar a presença da mesma.
  • Caso uma organização se veja derrotada na conquista de um território, não pode lá voltar até ao próximo RR.
  • O número mínimo de pessoas para estar a fazer subir influência ou tentar fazer uma tentativa de conquista é de 3 pessoas.
  • O uso de negociadores deve ser registado nas salas individuais de cada organização o uso do negociador.
  • Sem o uso prévio de negociador, é extremamente proibido o PVP em territórios.
  • É permitida a presença para subida de influência e venda num território em grupo inferior a 3 caso a sua organização domine o território em questão, porém caso uma segunda organização chegue ao local (em grupo igual ou superior a 3), a organização presente no local é obrigada a retirar-se sem apresentar oposição.

Regras dos Spots de Droga/Ilegais

  • Cada organização só pode defender dois spots em simultâneo. São necessárias no mínimo 3 pessoas e 2 viaturas por cada spot.
  • Durante o processo de defesa, é obrigatório estar de pé e fora de arbustos ou semelhantes, isto é, é proibido o uso de todo o tipo animações, incluindo agachar ou deitar no chão, durante tal.
  • É obrigatório que existam membros claramente visíveis no exterior durante o processo de defesa.
  • Durante o processo de defesa, todos os membros de cada organizações devem usar roupas iguais, ou no máximo com alterações mínimas que não sejam de alguma forma confundíveis com outras organizações.
  • A organização a defender, pode disparar tiros para o ar de aviso se assim achar necessário para fazer saber a sua presença.
  • De forma a sinalizar a presença no spot, deve ser deixado visível veículos da organização. Caso por acidente, uma organização não repare na presença de outra no território, devem ser disparados tiros de aviso para o ar de forma a sinalizar a presença da mesma.
  • Durante o processo de negociação, é obrigatório que 3 membros de cada lado estejam presentes e informar o total real e correto que irá lutar de membros de cada lado. Após a negociação, não se podem juntar elementos externos à situação.

Mods Gráficos

PERMITIDO

  • Modificações gráficas que melhoram o realismo do jogo, tais como, mas não limitados a mods como o NVE, ReduX e QuantV.
  • Alterações de sons de forma a aumentar o realismo (como sons de armas realistas, sirenes "Portuguesas" etc.)
  • Utilização de filtros como o ENB, desde que não tragam nenhuma vantagem significativa.
  • Qualquer modificação cujo único propósito é aumentar o realismo ou qualidade gráfica do jogo, desde que não acarrete nenhuma vantagem significativa.

PROÍBIDO

  • Modificações gráficas que removam o ciclo de dia e noite ou os estados do tempo.
  • Modificações gráficas que aumentem desproporcionalmente o brilho e contraste relativamente ao estado atmosférico (como ser tudo "claro" durante o período noturno)
  • Modificações gráficas que adicionem efeitos e partículas às armas, incluindo tracers de balas, efeitos de headshot, efeitos de sangue, etc.
  • Modificações gráficas que removam objetos ou props, que tornem estes transparentes ou que de certa forma facilitem a visão (desde NoProps a água transparente, etc...)
  • Modificações gráficas que adicionem miras fixas ao jogo
  • Alterações de sons para algo completamente desajustado ou de forma a obter qualquer vantagem (por exemplo alterar o som de armas silenciadas de forma a ser mais fácil localizar as mesmas)
Glossário de RolePlay
Explora os termos essenciais do RolePlay para garantir uma experiência imersiva e autêntica.
Conceitos Básicos de RolePlay
Entende os fundamentos do RolePlay para melhorares a tua performance e interação no servidor.
Proibições
Descobre o que é estritamente proibido no servidor para evitares penalizações e manteres o ambiente saudável.
Obrigações
Conhece as tuas responsabilidades enquanto jogador para contribuíres para uma experiência positiva para todos.
Personagens
Informa-te sobre as regras associadas à utilização de Personagens e como elas interagem.
Empregos WhiteList
Sabe mais sobre as regras associadas aos empregos Whitelist e informa-te de todas as diretrizes de trabalhos WhiteList.
Serviços
Informa-te sobre as regras associadas aos serviços que podem auxiliar a tua jornada e enriquecer o teu RolePlay.
Assaltos
Regras específicas sobre assaltos no jogo. Garante que as tuas ações estão em conformidade para evitar consequências.
Polícia
Orientações e protocolos para interações com a polícia no servidor, assegurando realismo e ordem.
Mortes e Revives
Procedimentos a seguir em casos de morte e revive, mantendo a coerência e respeito pelas regras do RolePlay.
Criminalidade
Diretrizes sobre atividades criminosas, limites e expectativas para manter o equilíbrio e justiça no jogo.
Regras de Discord
Normas para a utilização do Discord associado ao servidor, promovendo comunicação eficaz e respeitosa.
Regulamento de Organizações Não Oficiais
Regras para a criação e gestão de organizações não oficiais dentro do universo RolePlay do servidor.
Assaltos na Cidade
Detalhes sobre como realizar assaltos urbanos, respeitando as dinâmicas do servidor e dos outros jogadores.
Fair Play
Princípios de fair play essenciais para garantir diversão e competitividade saudável entre os jogadores.
SafeZones & RedZones
Define as zonas seguras e de risco elevado, orientando as tuas ações e estratégias dentro do servidor.
Conquistas de Territórios
Guia para a conquista e defesa de territórios, um componente chave para facções e grupos organizados.
Regras de Conquista
Normas específicas para o processo de conquista, assegurando disputas justas e equilibradas.
Regras dos Spots de Droga/Ilegais
Orientações para interações com locais de atividades ilegais, mantendo o realismo e limites do RolePlay.
Mods Gráficos
Políticas sobre a utilização de mods gráficos, visando uma experiência visual melhorada e justa para todos.